Youth Observatory report on the YouthLACIGF 2020

Youth Observatory report on the YouthLACIGF 2020

[PT]

O YouthLACIGF é uma iniciativa anual que começou em 2016 a partir da crescente comunidade de jovens da América Latina e do Caribe interessados em fazer parte dos diálogos voltados para o desenvolvimento da Internet. Neste contexto, os jovens do Youth Observatory, o Grupo de Interesse Especial Jovem da Internet Society, decidiram organizar um evento preparatório para o LACIGF. Sua primeira edição foi há quatro anos, tendo percorrido um longo caminho de construção comunitária desde a primeira edição realizada na Costa Rica, depois no Panamá, Buenos Aires e Bolívia, até este ano, quando surgiu o desafio de organizar a 5ª edição do YouthLACIGF de forma totalmente virtual.

No contexto de isolamento decretado nos diversos países da região latino-americana, organizamos o Fórum da Governança da Internet da Juventude da América Latina e do Caribe, ou, na sigla em inglês, YouthLACIGF sob um esquema de consulta aberta e multisetorial graças ao qual conseguimos montar uma agenda com excelentes sessões, pela primeira vez em 4 salas paralelas de acorco com o idioma: inglês, francês, espanhol e português.

Em 5 e 6 de setembro realizamos sessões frutíferas para trocar conhecimentos e experiências em torno de 4 áreas temáticas: Educação on-line e acesso à Internet. A inclusão digital é importante!; Desinformação e problemas com redes sociais; COVID-19 relacionado à privacidade e segurança cibernética na região da ALC; e, por fim, Democracias on-line: um novo modelo de democracias após a pandemia? Em resumo, comentamos abaixo as questões discutidas:

  1. Por um lado, o tema da educação à distância nos permitiu refletir que a pandemia colocou o sistema educacional à prova, gerando uma série de desafios que não estavam previstos. Em primeira instância, a fim de preservar a continuidade da educação, era essencial aplicar estratégias de aprendizagem à distância, apesar das complicações que isto representa. Compartilhamos experiências do Peru, Uruguai, Brasil, Bolívia, Colômbia, México, entre outros lugares, onde a situação destacou a necessidade de ajustar a estratégia pedagógica, trabalhar por uma conectividade integral e reduzir as lacunas no trabalho de alfabetização digital na sociedade.  
  2. Em relação às democracias on-line, discutimos a necessidade de pensar, debater e agir em favor de uma democracia digital participativa, paritária e inclusiva.
  3. Por outro lado, discutimos a importância de proteger a liberdade de expressão ao elaborar regulamentos e políticas de desinformação.
  4. Finalmente, discutimos as boas práticas no processamento de dados sensíveis no contexto de iniciativas que procuram limitar a disseminação da COVID-19, recomendando que estas permitam aos usuários escolher e controlar a configuração de privacidade.

Embora não fosse possível oferecer bolsas de estudo para participar de um evento presencial este ano, optamos por planejar e implementar um curso aberto sobre governança da Internet, que foi desenvolvido com o apoio dos comitês de trabalho do YouthLACIGF e da Internet Society.

Como resultado do curso aberto, os melhores participantes foram reconhecidos como YouthLACIGF Ambassadors, que se voluntariaram para relatar e apoiar as sessões do LACIGF, o Fórum Regional de Governança da Internet, onde, na abertura, apresentamos as conclusões e perspectivas gerais do fórum jovem.

A própria natureza da Internet nos permitiu reafirmar que havia muitos jovens interessados em discutir o futuro da Internet, pois éramos mais de 100 participantes da América Latina e do Caribe conectados através da ferramenta que hoje nos une, apesar do isolamento e das fronteiras.

Muito obrigado a todos os voluntários e organizações que tornaram possível YouthLACIGF2020, uma edição inteiramente virtual em 4 idiomas paralelos. É dessa forma que conseguimos garantir que a próxima geração de líderes da Internet esteja preparada para promover uma Internet livre, aberta, neutra, globalmente conectada e confiável.

Pages: 1 2 3 4

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *